quarta-feira, 20 de julho de 2011

DIA DO AMIGO

Hoje, 20 de Julho, é dia do amigo. Uma data pra lá de especial. Aniversário do amigo, do irmão, data que sempre rende homenagens aos amigos, eternos amigos. 
Há um texto que considero belíssimo e verdadeiro nesta data, escrito por Paulo Sant'Ana, leia aqui:

Uma reflexão é fundamental nesta data:

Podemos ser amigos no trabalho e nos negócios?

Ser amigo e ter amigos é fundamental na existência do ser humano. Impossível dizer que não irá acontecer nos negócios e no trabalho. Alguns cuidados são fundamentais.

No trabalho
Fazer amizades é maravilhoso, todavia, segregar pessoas em prol de amizades é que – além de ser um erro estratégico – é um erro crasso no trabalho.
Muitas pessoas vivem em verdadeiros feudos dentro do trabalho. Conversam apenas com seus feudos, querem saber do trabalho apenas do seu feudo e esquecem que a empresa é uma só. A própria empresa, ao perceber tal atitude, nada faz de agregador e contribui para esta triste realidade se perpetuar.
Seminários de integração, reuniões com toda equipe, enfim, promover que todas as pessoas do escritório se conheçam é essencial.
Ao conhecer uma outra pessoa criamos empatia e no mínimo queremos ela bem. Isto fará com que nenhum funcionário queira prejudicar outro (pelo menos no início), dando mais harmonia e satisfação a todos.
Ter amigos, cultivar boas relações é salutar e pode ser uma excelente fonte de negócios.

Nos negócios
Se você é bem sucedido nos negócios certamente você tem bons amigos e boas relações/contatos. No universo corporativo atual, negócios são feitos conforme as relações que temos ou que podemos atingir.
A ideia do tipo orkut: Quem você conhece? Do facebook de integrar todos em grupos de amigos e do próprio Google + com seus círculos de relacionamentos são um resumo daquilo que na vida real presenciamos: Vivemos em prol de nossos amigos, conhecidos, colegas, parceiros de negócios.
Você pode achar isto um problema, mas não precisa ser. Nem todo parceiro de negócio é amigo, mas todo amigo pode / poderia / deveria ser um parceiro de negócios.

Porque?
Porque temos confiança, respeito, amizade, porque não dividir negócios, dinheiro e crescimento profissional?
Não precisamos acabar com a amizade para fazer negócios juntos. Mas, precisamos ter mais cautela quando somos amigos, pois na hora do erro, do vacilo, temos que cobrar como se fosse um parceiro de negócios e não deixar passar porque é nosso amigo.
Podemos ter amigos no trabalho e nos negócios?
Óbvio! Precisamos é de cautela e visão para que amigos sejam amigos e negócios sejam negócios!


Texto extraído do site administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário