terça-feira, 31 de maio de 2011

DIA MUNDIAL SEM TABACO

12 motivos para parar de fumar!

Segundo a OMS, o tabagismo irá matar mais de 16 mil pessoas por dia em 2011

Motivos não faltam para extinguir o fumo da sua rotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, no último dia 27 de maio, que o tabaco irá matar nada menos que seis milhões de pessoas somente em 2011, sendo 600 mil fumantes passivos. Se esses números continuarem aumentando, a estimativa é que, em 2030, oito milhões de pessoas morram por ano por conta desse péssimo hábito.

O Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio) foi criado pela OMS em 1987, justamente para tentar reduzir esses números alarmantes. O objetivo é atrair a atenção do mundo para a epidemia do tabagismo - que matou 100 milhões de pessoas no século XX - e as mais de 50 doenças relacionadas a ele que poderiam ser evitadas. Governos de diversos países, especialistas e estudos científicos caminham para uma mesma direção: alertar que o fumo faz mal e causa inúmeros malefícios no organismo.

Confiram alguns deles: 

1. Redução de olfato e paladar.

O fumo promove alterações nas papilas gustativas, o que impede que o fumante sinta o real sabor dos alimentos. Além disso, o cigarro é prejudicial para a mucosa olfativa, já que seu efeito térmico pode levar a lesões que alteram o olfato.

                                                   
2. Doenças gastrointestinais

A nicotina no sistema digestivo provoca a diminuição da contração do estômago e provoca irritação.
O tabaco ainda facilita a infecção por bactérias causadoras da úlcera gástrica. 

3. Rugas e pele envelhecida
 
Além dos dentes amarelados e do mau hálito, a pele tende a envelhecer mais rápido nos fumantes. Isso acontece porque a pele diminui a produção de colágeno e perde brilho e elasticidade.

4. Câncer de boca

95% dos pacientes com câncer de boca fumam. Ainda é responsável por diversos outros tipos de câncer, principalmente nas vias aéreas, como laringe, esôfago e pulmão.

5. Problemas de visão

Os fumantes apresentam um risco duas vezes maior de catarata.

6. Alteração das funções dos genes

A exposição à fumaça de cigarro altera a formação das células por conta do comprometimento da função de alguns genes.

7. Anulação dos efeitos benéficos de beber com moderação
 
Pessoas que fumam têm um risco 64% maior de ter um acidente vascular cerebral do que aquelas que nunca fumaram.

8. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

O tabagismo é a principal causa da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), complicação definida pela presença de obstrução progressiva do fluxo aéreo.

9. Doenças neurológicas

Um composto do cigarro, chamado NNK, desencadeia uma resposta exagerada do cérebro a partir de células imunes no sistema nervoso central.

10. Infertilidade em mulheres e homens

Nas mulheres, o tabagismo pode causar: antecipação da menopausa, aumento de irregularidades menstruais, alterações hormonais, menor qualidade dos óvulos e embriões e dificuldade de implantação do óvulo.
Já nos homens, o cigarro afeta a formação e diminui a mobilidade dos espermatozóides, piora o potencial de fertilização e aumenta o estresse oxidativo (radicais livres).  

11. Problemas no coração

A complicação cardiovascular decorrente do cigarro afeta até mesmo o fumante passivo. Respirar as substâncias do cigarro afetam várias funções do sistema vascular arterial - e mesmo quando já não há mais fumaça no ar. O tabagismo - tanto ativo quanto passivo - provoca elasticidade do sistema vascular.

12. Complicações na maternidade

Gravidez definitivamente não combina com cigarro. Segundo dados do INCA, um único cigarro fumado por uma gestante é capaz de acelerar, em poucos minutos, os batimentos cardíacos do feto, devido ao efeito da nicotina sobre o seu aparelho cardiovascular.
Mulheres que fumam na gravidez têm maior risco de ter filhos hiperativos e com problemas de atenção na escola.

 Sugestão da colaboradora Jussara Rissely


Texto extraído do site msn Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário