sexta-feira, 27 de maio de 2011

MALHAR É SÓ COMEÇAR

Nem sempre é fácil encontrar motivação para fazer exercícios, mas conhecer o que lhe motiva pode ser um estímulo e tanto para se exercitar.

Você provavelmente já ouviu falar dos benefícios da atividade física para a saúde: ganho de músculos, melhoras no funcionamento do coração, mais fôlego, prevenção de doenças como diabetes e hipertensão. Mesmo sabendo de tudo isso, porém, nem sempre é fácil encontrar motivação para se exercitar com regularidade. Por que, afinal, é tão difícil continuar a malhar após algumas semanas? Segundo Vladimir Modolo, pesquisador do CEPE (Centro de Estudos de Psicobiologia do Exercício) da Unifesp, uma das razões que leva à desistência é a expectativa por resultados rápidos.
“Quando começamos a nos exercitar, o corpo não está preparado. É difícil ver os resultados no começo, e a pressão e a angústia fazem a pessoa perder o estímulo”, diz. A saída, segundo Modolo, é incorporar o exercício na rotina, sem esperar grandes mudanças em curto prazo. Outra dica é fazer uma atividade prazerosa, conforme seu temperamento. “Algumas pessoas gostam de socializar e se dão bem com esportes coletivos. Já outras preferem se exercitar sozinhas, para desligar do mundo”, diz.

Questão de Ritmo

Quer começar? Procure fazer alguma atividade moderada (em que não fique ofegante) pelo menos três vezes por semana. Duas vezes por semana, tente um ritmo mais vigoroso. A caminhada agrada tanto quem gosta de academia quanto quem prefere um parque tranqüilo. Depois de um tempo, você pode tentar outro esporte, como natação ou musculação. Para quem tem mais de 35 anos e está começando a perder massa muscular, uma atividade que fortaleça os músculos, além da aeróbica, é essencial. Ioga e pilates são boas opções. “Tente também incorporar o exercício no dia a dia: caminhe para ir à padaria ou ao cinema, em vez de pegar o carro”, diz Vladimir. Assim, fica fácil começar a malhar – sem perder o ânimo.

Junte-se a uma equipe, inscreva-se na Ioga com um amigo ou contrate um personal trainer para acompanhar seus treinos freqüentemente. Quando criamos relações sociais em torno dos exercícios, fica muito mais fácil ter ânimo para praticar. Saber que alguém conta com você para a atividade física é uma boa forma de se motivar e não desistir na hora de ir malhar.

Converse, ouça música e faça coisas que tirem o foco do seu cérebro nas atividades físicas. Como sua mente não vê benefícios concretos nos exercícios, o melhor é se distrair fazendo coisas que dão prazer a ela. Bater um bom papo com um amigo também faz com que você nem perceba que está malhando – e faz as horas passarem muito mais rápido.
É preciso se sentir bem com o exercício. Se você odeia pedalar, não adianta nada se obrigar a fazer isso. Para aumentar suas chances de se exercitar de fato, procure atividades físicas que dão prazer: pode ser dança de salão, capoeira, ioga ou futebol.

Texto extraído do Almanaque Medley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário